(21) 2233-8998

(21) 96681-0289

Atendimento aos condôminos pela DUPLIQUE, significa síndico mais disponível para o seu condomínio.

7 Cuidados para limpeza das caixas d´água em condomínios

A limpeza das caixas d´água em condomínios é fundamental no cronograma de manutenção. Isto porque a má conservação pode levar a danos graves pra saúde dos moradores e impactar fortemente na estrutura do empreendimento.

A responsabilidade por programar e fiscalizar a execução do serviço de limpeza das caixas d´água é do síndico.

Ele deve observar detalhadamente os prazos e a qualidade do trabalho. Além de manter um registro das manutenções, incluindo os resultados dos testes de qualidade da água.

Afinal, estamos falando da água utilizada para todos beberem, tomar banho, cozinhar, lavar roupas e tudo que se refere à higiene pessoal e limpeza das unidades condominiais e áreas comuns.

Limpeza das caixas d´água em condomínios: 7 Cuidados

Contratação de empresa especializada 

O ideal é contratar uma empresa especializada e qualificada com registro na Vigilância Sanitária. Para garantir uma execução de excelência. E um serviço que não impacte a estrutura do reservatório e nem a qualidade da água armazenada.

Os prestadores de serviço devem seguir normas regulamentadoras específicas, as NR – 33 e NR – 35. Elas regulam as atividades de trabalhadores em espaços confinados e em alturas.

Cabe ao síndico cobrar da empresa contratada os documentos comprobatórios do cumprimento das normas. Sob risco de colocar pessoas em risco e ser acionado judicialmente em situações de acidentes trabalhistas.

O serviço profissional domina diversos aspectos técnicos que um faxineiro ou zelador, por mais bem-intencionado que seja, pode não conhecer.

Por exemplo, os métodos e produtos adequados, o devido fechamento do registro e a utilização correta dos EPIs – equipamentos de proteção individual. Qualquer descuido nestes quesitos pode provocar a contaminação da caixa e acidentes.

Periodicidade recomendada

Você sabia que a periodicidade para limpeza das caixas d’água pode variar conforme a cidade do condomínio?

Porém, independentemente disso, a recomendação é realizar a cada seis meses. Tanto em condomínios residenciais quanto nos comerciais.

A realização da limpeza das caixas d´água semestral é a recomendação para aquelas que apresentem boas condições de uso, fiquem devidamente tampadas e recebam tratamento constante.

A falta de tampa ou de outra cobertura permite que mais sujeira seja depositada na superfície, abrindo maior vulnerabilidade de contaminação. E aumentando os riscos e a necessidade de higienização mais frequente.

Estrutura

Além de problemas na qualidade da água armazenada, as caixas d’água em condomínios podem apresentar problemas estruturais, como fissuras e rachaduras.

A manutenção correta acaba sendo uma iniciativa eficiente para identificar se algum problema deste tipo vem ocorrendo. Desta forma, os reparos podem ser realizados quanto antes.

Esta vistoria estrutural na caixa d’água também deve ser feita por um profissional habilitado. Confira as etapas a serem cumpridas:

  • Drenagem de toda a água presente na caixa;
  • Escovação das paredes e do fundo da caixa para remover todas as impurezas, lodo e incrustações acumuladas ao longo do tempo;
  • Processo de desinfecção com produtos específicos autorizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • A caixa deve ser reabastecida com água potável;
  • Realização de testes que garantam a desinfecção;
  • Liberação da água para o consumo.

A importância da lacração 

Se as caixas d´água não forem devidamente lacradas, o risco de se tornar um foco de dengue e de outras pragas é alto.

Portanto, o ideal é contar com o sistema de fechamento original da marca garantindo o vedamento correto. E evitando a entrada de microrganismos, resíduos, insetos e roedores.

Um cuidado adicional é a restrição de acesso. Somente pessoas autorizadas devem conseguir visitar o local.

Comunicação evita transtornos

A execução da limpeza das caixas d´água em condomínios exige a suspensão temporária do fornecimento de água. Diante disso, recomenda-se que seja feita no início da semana.

Divulgue com uma antecedência mínima de sete dias. E coloque detalhes como a estimativa dos horários de início e término da suspensão de fornecimento.

A comunicação antecipada aos moradores evita surpresas e transtornos e permite que todos possam se programar.

Impermeabilização como medida preventiva

A Fibersals oferece solução para impermeabilização em caixas d´água, evitando infiltrações que comprometem a estrutura destes reservatórios.

Fazendo isso, o síndico evita que a água escape pela estrutura e cause infiltrações e danos em outras áreas da construção, como lajes, pisos e paredes do edifício.

Trata-se de um procedimento que garante maior durabilidade da estrutura, evitando que processos de deterioração interfiram na qualidade da água.

informações via tudocondo.com.br

Portal do Condomínio

Contato / Localização

Av. Nilo Peçanha, 50 • 32° andar - Sala 3216 • CEP 20.020-100 • Centro •
Rio de Janeiro

(21) 2233-8998

(21) 96681-0289

© 2020 DUPLIQUE RIO. Todos os direitos reservados.